terça-feira, 25 de abril de 2017

Fanáticos pelo Vasco

                                            
Torcedores demonstram paixão pelo Vasco

O termo fanatismo, de certa forma, é visto de forma negativa. Para muitos, a pessoa fanática é “cega”, aquela que não respeita ou não se importa com a opinião do outro, mas os fanáticos (adeptos ou, simplesmente, fãs) também são aqueles que se entusiasmam, se preocupam ou se importam. No caso do esporte, ou melhor, no futebol o torcedor fanático é muito mais que apenas assistir os jogos do clube do coração. O sujeito torcedor joga pelo outro (jogador) através do olhar e da emoção. Se em cada torcedor há um técnico, mais ainda, há um jogador, e mais, há um conhecedor. Todos, cada qual sob sua própria perspectiva vislumbra um jogo melhor, uma escolha técnica melhor, um posicionamento excelente de cada jogador. E sob seus próprios elementos já conhecidos e postos, constrói novas teorias, que em geral, divergem das utilizadas em campo, principalmente quando seu time perde.

O Club de Regatas Vasco da Gama, dono de uma das maiores torcidas do Brasil, tem vários torcedores símbolos, mas o apaixonado que vem marcando presença nos jogos do Cruzmaltino, é o conhecido Homem Peruca.

    Homem Peruca no jogo do Vasco, em São Januário. (Foto: Mateus Cortes)

Carlos Vilela dos Santos, de 40 anos, mais conhecido como Homem Peruca, é um torcedor símbolo do Vasco da Gama. Assim como todo torcedor fanático, Peruca se declarou para o clube:

- O amor pelo Vasco vem do amor pela sua história, pela luta contra o racismo, pela construção de São Januário, símbolo dessa luta. Eu amo cada letra dessa história que foi escrita pelos próprios Vascaínos e que é a mais bonita do futebol mundial.

Ele costuma aparecer em quase todas as transmissões dos jogos do time carioca, isso desde 2010. A peruca, símbolo do personagem, foi um produto lançado pela diretoria do clube para homenagear o jogador mais importante da época, Carlos Alberto. Durante a transmissão de um jogo, ele resolveu usa-la e logo ficou conhecido como um torcedor símbolo. Mesmo com a fama, ele fala que não se considera mais torcedor que os outros.

- É muito bom receber o carinho das pessoas nos estádios, principalmente das crianças. As pessoas me procuram dizendo que são minhas fãs, mas sempre respondo que eu é que sou fã de cada torcedor que carrega a Cruz de Malta no peito. Sinceramente, não me considero mais ou menos Vascaíno do que qualquer outro torcedor. Somente escolhi uma forma diferente de representar esse amor.

Nem todo fanático é um torcedor famoso. O estudante de História, Vitor Aguiar Vidon de Oliveira, de 21 anos é um fanático da nova geração cruzmaltina. Assim como o Peruca, o Vasco gira em torno da vida de Vidon, afeta finanças, afeta o humor. Tem uma grande influência no cotidiano. Ele é o torcedor que coleciona tudo do clube do coração, mas agora se considera um colecionador de blusas do Vasco.

- Guardo os ingressos de todos os jogos que eu fui, e jornais e revistas do Vasco, então sempre gostei de colecionar coisas do Vasco. A partir do momento que entrei no grupo de camisas, comecei a fazer aquisição de camisas

    Quarto do Vitor Vidon,  (Foto: Mateus Cortes)

Hoje, ele tem mais de 40 blusas, mas tem uma que ele mais gosta:



  Vitor falando sobre sua blusa preferida. (Vídeo: Mateus Cortes)

Graças a torcedores fanáticos, o futebol respira. O clube carioca vem passando por momentos difíceis dentro e fora de campo, mas o peruca, o Vitor e os outros apaixonados mostram o quanto o Vasco merece ser respeitado.


 Ao Vasco TUDO!

7 comentários:

  1. Belo texto. Parabéns. E é sempre muito bom saber que existem verdadeiros torcedores fanáticos, e não baderneiros e criminosos.

    Saudações Vascaínas! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Bom perceber que o futebol vai muito além das 4 linhas.

    ResponderExcluir
  3. Boa! O fanatismo por amor é sempre uma via de emoção, assim como o futebol sempre será.

    ResponderExcluir
  4. hahaha que demais! Só acho ruim a exploração nos preços dos produtos né.. tem blusa ai que passa do limite total

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Ficou muito boa a matéria! Não é só futebol!

    ResponderExcluir